quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério


Bomba do Hemetério jorra cultura
O bairro da Bomba do Hemetério está mudando a sua imagem no Recife. Conhecido pelas freqüentes matérias nas páginas policiais, o local agora ganha reconhecimento por uma das mais promissoras orquestras de frevo da cidade: a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Formada há cinco anos pelo maestro Francisco Amâncio da Silva, 30, conhecido por todos como Forró, a orquestra é composta por 21 membros, entre técnicos e músicos, todos moradores do bairro. Com pouco tempo de estrada o grupo já coleciona vários prêmios, participações em importantes festivais, trilhas de filmes e se prepara para lançar seu novo CD intitulado A bomba jorrando Cultura.
Segundo Forró, as idéias começaram a surgir há dez anos quando, individualmente, ele começou a pesquisar a origens do frevo, o seu estado atual e as novas perspectivas a serem exploradas. Depois que o seu trabalho ganhou consistência, foi natural dividir essa idéia com os amigos músicos do bairro. Nos últimos três anos, a orquestra venceu no mínimo dois prêmios a cada ano, no Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana. Porém, a faceta mais interessante do grupo é a sua versatilidade entre o espetáculo na rua e nos palcos. O conjunto ganhou este ano o prêmio de melhor Orquestra Itinerante do Estado, apresentando uma nova forma de performance nas ruas, procurando interagir com o público, dançar e se movimentar.
O novo maestro aposta na desburocratização da figura do regente. Segundo ele, a caracterização do ofício – sua roupa e expressão - foi, durante muito tempo, associada a uma imagem séria e distanciadora. Forró faz questão de vestir bermuda, óculos Ray-Ban e camiseta com estampas fortes, enquanto rege o grupo no ritmo apressado e expansivo dos seus braços, um estilo nada convencional entre os maestros.
Os frevos compostos pelos músicos são marcados por síncopes, breques (como são chamadas as pausas abruptas) e pelas mudanças de ritmo. Forró afirma que faz suas composições “pensando no passista e nas possibilidades que a música pode propiciar à sua dança”. As novas composições do grupo poderão ser conferidas no CD que deverá ser lançado no segundo semestre. Ele foi gravado todo na Bomba do Hemetério e aguarda apenas a finalização da arte da capa.
Quem pensa, entretanto, que Forró está restrito a realidade local está muito enganado. O maestro toca há três anos com o DJ Dolores e a Aparelhagem, um dos projetos musicais mais bem sucedidos do estado. Apesar do músico se admitir um pouco tecnofóbico, e ainda não ser muito familiarizado com o computador, ele aplaude a fusão com a cultura eletrônica e com a possibilidade de efeitos e distorções aberta pela tecnologia. A última faixa do novo CD da sua orquestra será um remix de Dj Dolores, que em uma só música utilizará fragmentos de todas as outras 11 do álbum. A parceria com o DJ recifense resultou na participação da orquestra na trilha sonora do novo filme de João Falcão, A Máquina, assinando duas faixas.
A orquestra também atua como uma grande fonte para revelar novos talentos, que dificilmente teriam espaço. Um bom exemplo disso é o percussionista Cícero Vasconcelos, 23, conhecido por todos como Baton. Até o ano passado, o músico se dividia entre a vida de manobrista e a rotina de ensaios e shows do grupo. “Eu sempre toquei percussão em outros conjuntos e faço música desde a minha adolescência, mas o trabalho tem me estimulado a me concentrar e a investir cada vez mais na minha carreira”, afirma Baton. Além disso, a orquestra lidera o projeto Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério, que beneficia cerca de 60 crianças com aulas de iniciação musical. Com tantas novidades, não faltam motivos para o bairro deixar as páginas policiais e ganhar visibilidade pela sua importância cultural.

* Matéria veiculada no Jornal Universitário O Berro, da Universidade Católica de Pernambuco.


Link: Jorrando Cultura
link alternativo


Músicas:
01 Frevando em Paris
02 Luand D'Agora
03 Frevando na Bomba do Hemetério
04 Tanajura
05 Suburbano
06 Dadinha no Passo
07 Maracatu Sambar
08 Bolada nas Costas
09 Suíte América
10 Fantasia/Elefante
11 Cabelo de Fogo

Vídeos:


Site Oficial: www.opbh.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

SE FOR REPOSTADO FICAREI MUITO GRATO..ABRAÇO...

Stella Souza disse...

Sou pernambuca e estou a mais de 10 anos longe da minha terra mas no Carnaval sempre compareço...Amo essa orquestra que é típica com a sua irreverência...Adorei essa homenagem!!!

Anônimo disse...

O link naum esta pegando :(

Paulo Roberto disse...

Nenhum dos dois links estão pegando, Estamos esperando a repostagem ansiosos.
abraço e mais uma vez parabéns pelo belissimo trabalho aqui no blog.
Viva a democratização da música na internet.