segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

História do Carnaval - José Bartolomeu

Os Frevos de José Bartolomeu

O frevo-de-rua, mais importante gênero da música instrumental brasileira tem em Pernambuco seus mais importantes compositores.
Para o inesquecível maestro Guerra peixe, "uma particularidade tem feito que esse gênero na música carnavalesca pernambucana conserve seu vigor rítmico, a imponência de sua orquestração e as caracteristicas de sua forma, é o fato de seu compositor ser ou não um orelhudo, mas, sempre um músico que o imagina numa orquestra e que imediatamente dá forma gráfica musical à sua inspiração - resultando que na composição do frevo a própria instrumentação é também composição. A não ser em raras exceções, o compositor do frevo é também o seu orquestrador".
Assim são os frevos-de-rua de José Bartolomeu, reunidos neste disco. Trompetista da Banda Municipal do Recife, com participação de destaque em outras orquestras de metais, ele, no ato de escrever a melodia dos seus frevos na partitura, já está a vislumbrar a massa frevolenta em delírio nas ruas do Recife e de Olinda.
Ao compor seus frevos, como Lavanca, ele, dispõe as notas no pentagrama de maneira tal que já estão a sugerir a própria coreografia do passo ao mais anônimo passista de nossas ruas.

*texto encontrado no encarte do cd.


Link: José Bartolomeu

01 - lavanca
02 - salpicando
03 - mantendo a tradição
04 - bicudo
05 - cobiçado
06 - cheguei agora
07 - baraúna
08 - largando o aço
09 - morena do vestido amarelo
10 - curió
11 - homenagem ao reitor paulo maciel
12 - marcha dos músicos
13 - tijolinho
14 - amor quando é amor
15 - faca cega
16 - sonho colorido
17 - recordação de zé careca
18 - homem é luxo
19 - pertubando
20 - estou sem você

Foto: http://www.flickr.com/photos/maxlevay

Nenhum comentário: