quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Frevança - V Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu (1984)


Durante o último "Frevança", ouvi de quase todos os integrantes do Júri, o qual tive a honra de presidir, que a coisa mais importante desse Festival é a oportunidade que ele oferece para música brasileira no Brasil.
De fato, além de ser no momento o único festival brasileiro dedicado exclusivamente a dois dos mais autênticos ritmos nacionais, o "Frevança" tem prestado inestimável serviço à nossa música divulgando em todo o Brasil, o frevo e o maracatu, que hoje já se incorporam definitivamente à bagagem musical dos nossos mais consagrados compositores da atualidade.
Festa colorida do carnaval pernambucano, o Frevança é também uma mostra da riqueza de ritmos, passos, intérpretes, que faz desse Festival uma prévia e uma mostra do mais autêntico carnaval brasileiro.
Aqui estão as cores múltiplas, o ritmo alegre e o som matinal do "Galo da Madrugada", que faz o carnaval recifense nascer mais cedo.
Aqui estão a nobreza e a tradição dos antigos maracatus; aqui estão os blocos de saudosos carnavais, a magia trepidante do frevo-de-rua, a poesia do frevo-canção, a nostalgia do frevo de bloco. Aqui estão, enfim, algumas mostras do melhor carnaval do mundo.
Gravado com intérpretes originais, vencedores do V Frevança, este Lp é um disco para se ouvir e guardar, como uma mostra e um marco de uma festa popular feita com riso, suor e lágrimas. De alegre, naturalmente.

Capiba

* Texto da contra-capa do Lp.

Link: Frevança - V Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu (1984)

Músicas:
01 - Mate o Véio (Frevo de Rua)
02 - Morena Azeite (Frevo Canção)
03 - Doce Magia (Frevo de Bloco)
04 - Frevo da Colombina (Frevo de Canção)
05 - Lindos Carnavais (Frevo de Bloco)
06 - Rei Zulu (Maracatu)
07 - Recordação de Olívio Araújo (Frevo de Rua)
08 - Freviocando (Frevo Canção)
09 - Último Apito (Frevo de Bloco)
10 - Ganga Zumba (Maracatu)
11 - Forrobodó (Frevo de Rua)
12 - Gira-Gira (Maracatu)

Um comentário:

Cacai Nunes disse...

Olá amigo.

Substitua o link para download por este:

http://rapidshare.com/files/194052528/FREVAN_A.zip

Lembrando que sempre é válido dar o devido crédito aos arquivos obtidos em outros Blogs.

Abraço e sucesso
Cacai Nunes
Blog Acervo Origens