segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Orquestra José Menezes - Antologia do Frevo (1976)

ANTOLOGIA DO FREVO - Como os discos da Mocambo/Rosemblit, de Recife, não chegam ao Sul, o Frevo é ainda pouco conhecido entre nós. E por isso, dos mais interessantes a produção de Toinho Alves e Roberto Santana intitulada "Antologia do frevo" (Philips, 6349314, dezembro/76), com a orquestra de José Menezes, regente de uma famosa orquestra que todos os anos participa do "Baile da Saudade" (a mais animada prévia do carnaval pernambucano) e dos bailes carnavalescos do Clube Português do Recife. Leonardo Dantas da Silva, secretário de Cultura de Recife, produtor da Mocambo e esquisador de MPB, na esclarecedora nota de contracapa, lembra que nesta antologia não poderiam ficar de fora compositores como João e Raul Valença ("Um Sonho que durou três dias"). Levino Ferreira ("Diabo Solto"), Capiba ("Linda Flor da Madrugada"), Nelson Ferreira ("Evocação"), Zumba ("Eu e Você"), Edgar Moraes ("Valores do Passado"), José Menezes ("Freio a óleo"), Luís Bandeira ("É de Fazer chorar"), Marambá ("Evoé") e Aldemar Paiva ("Saudade"). Os frevos antológicos, como "Marcha n. 1 do Clube Vassourinhas", "Luzia no Frevo". Às três da tarde", "Ursada do Nascimento", "Banho de Conde" e "Duda no Frevo", abre o elepê, onde estão também frevos de tradicionais agremiações do carnaval pernambucano: "Ivone" (Prato Misterioso), "Eugenia" (Clube Vassourinhas). "Lindas Praias" (Banhista do Pino), juntamente com os chamados "Hinos" da "Pitombeira dos Quatro Cantos", do "Elefante de Olinda", dos "Batutas de São José ". Algumas faixas foram reservadas a novos compositores do carnaval pernambucano - como Edson Rodrigues ("Relembrando a Tabajara"), Toinho Alves (Rumo Norte" (Getulio Cavalcanti ("O Bom Sebastião") e os Oliveira ("Onde Andará Maria?").

Enfim, "Antologia do Frevo", com a orquestra de José Menezes, e um fundamental álbum para conhecimento desta música tão vibrante e coreográfica, característica do Carnaval de Recife.

Texto de Aramis Millarch

DOWNLOAD: Antologia do Frevo

01 - evoé-vassourinhas-fogão-canhão 75
02 - ui que medo eu tive-um sonho que durou três dias-linda flor da madrugada
03 - hino da pitombeira dos quatro cantos-hino do elefante de olinda-hino do batutas de são josé
04 - luzia no frevo-três da tarde-freio a óleo
05 - valores do passado-lindas praias-banho de conde
06 - diabo solto-picadinho-ursada do nascimento
07 - evocação nº3-o bom sebastião-bairro dos meus amores
08 - ivone-eu e você-gostosão
09 - dedé-eugênia-frevo nº3
10 - onde andará maria-saudade-juventude dourada
11 - recordando a tabajara-rumo ao norte-duda no frevo
12 - é madrugada-a casa cai-é de fazer chorar

5 comentários:

Anônimo disse...

Poderia atualizar os Links? Já estão fora do ar! Grato!

Alex Pontes disse...

Olá, os links não funcionam! Tem jeito?

Carlos Cavalcanti disse...

boa noite.
Bom saber que voltaram a ativa.
Como eu já disse: este site não pode parar.

obrigado pela mais nova postagem, mas esperamos por mais discos da nossa grandiosa cultura pernambucana (o Frevo).

até mais!

Moises Santos disse...

Eii mano resolve o problema do link de download do Cd de Locomotiva do Frevo, estou louco pra baixar já procurei em tds os lugares e ninguém tem ajuda ai por favor... Vlw!!!

Firmino disse...

Foi resolvido.

Abraço,