terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Spok Frevo Orquestra - Ninho de vespa [2013]

(Foto: Beto Figueiroa)


Criada em 2003, a SpokFrevo Orquestra vem trabalhando desde então com o intuito de apresentar ao público todas nuances do frevo. Da música frevo. Nada contra a dança, muito menos contra a festa do início do ano. Até acontece, mas não é lá muito comum ver alguém deixar de dançar, pular, largar sua namorada, marido, esposa, amante ou seu caso de carnaval para prestar atenção na beleza e sofisticação do ritmo pernambucano. Com o lançamento de Ninho de vespa, seu mais novo CD, a orquestra mostra que está ainda mais madura e pronta para impressionar plateias mundo afora.
Depois de ter desafiado o conservadorismo da velha guarda de compositores de frevo (os quais Spok chama carinhosamente de mestres e que hoje o apoiam), o saxofonista e líder da orquestra racha o alicerce do o tabu que sugere que o estilo só tem legitimidade e valor se for composto por pernambucanos. Em Ninho de vespa, há composições e a própria participação de autores de “fora” a exemplo de Jovino Santos Neto, Nelson Ayres, Hamilton de Holanda e a dupla responsável pela criação da música que dá nome ao álbum: Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro.
Segundo Spok, a ideia desse disco vem amadurecendo desde as primeiras viagens que a orquestra começou a fazer pelo Brasil após a ótima recepção dada ao primeiro disco do grupo, Passo de anjo (2004). “Pelo caminho, íamos encontrando músicos que sempre admiramos com frevos compostos. Em sua grande maioria, eles são ‘frevos solistas’, para concertos - que precisam de um certo cuidado e que as pessoas possam ouvir sem necessariamente precisar dançar”, explica.
É claro que os conterrâneos também não ficaram de fora. Beto Hortiz (Capibarizando); Nelson Ferreira (O que Nelson gostou), César Michelles (Pipocando) são alguns dos autores locais presentes com composições em Ninho de vespa.

Difusão do frevo
Para Spok, a divulgação do frevo instrumental de rua pelo mundo tem ido “absurdamente bem”. Além de receptividade in loco que ele observa nos países onde a orquestra passa, com concertos e workshops na maioria das vezes prestigiados por um bom público, ele cita outras fontes. “Estão sempre querendo conhecer e entender. Recentemente, me enviaram vídeos de orquestras da Alemanha, Noruega e Ásia tocando a música Passo de anjo. Também é comum maestros estrangeiros de big bands me enviarem sugestões e pedidos de autorizações para executarem novos arranjos do que a gente toca”, informa.
Mesmo conquistando o mundo, o maestro Spok diz que o coração está sempre focado em um lugar. “Em nenhum momento deixei de ser recifense, de ser pernambucano. Não consigo tocar um frevo sem pensar no calor do nosso carnaval. A alma pernambucana está sempre presente”.

Novos projetos
Mal o CD Ninho de vespa saiu e Spok já comenta sobre novos projetos da orquestra. “Temos um outro disco aprovado para gravação, incluindo 15 apresentações de divulgação pelo Brasil, em 2014”.

Faixas comentadas por Spok:
Ninho de vespa (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro)
“Essa música foi um divisor de águas na minha forma de enxergar o frevo, melodicamente, harmonicamente e até poeticamente, pois, de certa forma, ela retrata situações que já vivi na vida. É um frevo que já continha improviso na versão original e uma harmonia diferente. Ela fez com que a orquestra existisse. Hoje, depois de mais de 20 anos de tê-la escutado pela primeira vez, essa música ainda me emociona”.

Onze de abril (Dominguinhos)
“A muitos anos atrás, fui chamado para gravar essa música mas tive que viajar. Quando voltei e a ouvi, fiquei morrendo de inveja! Então decidi que iria gravá-la. Pensamos em convidar Dominguinhos, porém não foi possível porque ele já estava doente. Foi a única do disco na qual o autor não pode participar”.

Moraes é frevo (Spok)
“Essa eu fiz para Moraes Moreira porque o considero um dos baianos mais pernambucanos. Ele ajudou a divulgar o frevo nacionalmente, tem uma grande importância para Pernambuco. Nós temos até um show chamado Frevo pernambucano, sotaque baiano, no qual tocamos juntos”.

Quatro cantos (Nelson Ayres)
“Tanto no show quanto no disco, consideramos essa música como um momento de ‘frescor’, é como se ela indicasse que não é toda hora que o ninho de vespa está assanhado (risos). Ela lembra frevo de bloco, frevo canção. O arranjo foi feito pelo próprio Nelson Ayres e foi muito prazeroso tocar com ele”.



DOWNLOAD:  Ninho de vespa [2013]
01- Onze de abril
02- Comichão
03- Spokiando
04- Capibarizando
05- Pisando em brasa
06- Quatro cantos
07- Ninho de vespa
08- O que Nélson Gostou (Gostosão/Gostosinho/Gostosura)
09- Tá achando que tá devagar?
10- Debaixo do Frevo
11- Pipocando
12- Cara de carranca
13- Moraes é Frevo



Um comentário:

carlos ecc - PE disse...

boa noite.

fico muito feliz que a cultura Pernambucana ainda esteja no AR tenho orgulho de ser pernambucano.
é muito importante este trabalho de vocês. obrigado.

ah! e para não passar batido, gostaria muito que pudessem postar o novo disco de Gustavo Travassos lançado este ano na "quinta no galo" e tambem o disco de Som da Terra de 2013/2014 e mais outro novos (se puderem ) obrigado.