sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Asas da América - Volume I [1981]


O projeto Asas da América, iniciado em 1981, foi a primeira tentativa sistemática de modernização do frevo, não apenas na roupagem como também nos arranjos e orquestrações. Seu idealizador foi o caruaruense Carlos Fernando, ex-integrante do Movimento de Cultura Popular, compositor desde 1967, quando ganhou um festival com Aquela Rosa, em parceria com Geraldo Azevedo.
Asas da América foi um divisor de águas para o frevo que, qualidades à parte, deixava de ser uma música paroquial, cultuado fora de sua terra natal apenas por aficionados e especialistas. Carlos Fernando conseguiu reunir num só disco, numa época em que isso não era corriqueiro como atualmente, artistas recifenses com os maiores nomes da MPB. A lista ia de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jackson do Pandeiro a Marco Pólo, Geraldo Azevedo, Flaviola e Alceu Valença.
O projeto completou duas décadas no ano passado. A efeméride está sendo comemorada com um álbum com três CDs e 47 faixas, contendo uma seleção dos dois LPS lançados no início da década de 80 pela CBS (atual Sony Music), uma continuação do projeto realizada no Recife, apenas com artistas pernambucanos, e o Pinto da Madrugada, dirigido ao público infantil, produzido há dois anos e ainda inédito. Carlos Fernando pretende, em 2003, lançar outra caixa com frevos de mais três discos do projeto (ao todo foram sete álbuns) e um novo Asas da América.
Vivendo entre o Rio de Janeiro e o Recife, ele já produziu um disco de cirandas, Recirandar; de forró, Forró Brasil; cinco Recife Frevoé, e está finalizando o CD Siri na Lata, em que homenageia o bloco homônimo. Em seu apartamento em Candeias, Carlos Fernando comentou o Asas da América e sobre cultura pernambucana, disparando elogios e críticas para todos os lados, uma metralhadora giratória e certeira.

* Confira a matéria completa clicando AQUI.


01 - Alceu Valença - O Homem da Meia Noite
02 - Caetano Veloso - Bom é Batuta
03 - Carlos Fernando & Geraldo Azevedo - Lenha No Fogo
04 - Elba Ramalho - Olha o Trem
05 - Flaviola - Aquela Rosa
06 - As Sereias - Valores do Passado
07 - Elba Ramalho - A Mulher do Dia
08 - Chico Buarque - Salve a Torcida
09 - Gilberto Gil & Jackson do Pandeiro - Sou Eu Teu Amor
10 - Alceu Valença - Pitomba Pitombeira
11 - Marco Polo - Ator Folião
12 - Geraldo Azevedo - Asas da América

2 comentários:

Anônimo disse...

Augusto Flávio (Juazeiro-Ba)

Tem como vc postar para download, o ep de Fafá de Belém cantando frevos pernambucano? Soube que está circulando só em Recife.

Grato.

Flávio de Souza disse...

legal cara, bom trabalho. nossa cidade é a eterna cultura imortal. coleciono bons frevos também.