domingo, 29 de janeiro de 2012

História do Bloco T'áqui Pro'cês por Luiz Silva




O T'áqui Pr'ocês nasceu em 1985, na madrugada da quarta-feira de cinzas desse mesmo ano.

Eu estava em casa meio arretado com a Prefeitura de Olinda, que pouco proporcionava para os foliões e ficávamos sem opções de brincar , pois os blocos que existiam eram violentos. Foi quando chegou da rua uma cunhada minha, com uma blusa preta e nela existia um desenho de um boneco soltando dedo e escrito: AQUI PARA VOCÊS.
Daí surgiu a ideia de fazer um bloco de amigos para podermos brincar nos carnavais futuros. Na manhã da quarta-feira fui ao bar de Toinho Mutreta e Newtinho, que ficava na Bairro do Amparo onde lancei a ideia , que foi totalmente aprovada. Lembro que estavam presentes : Newtinho , Mutreta , Amaro, Fredinho meu irmão querido, e aí mantivemos o dedão que era símbolo de nossa revolta contra a prefeitura e o nome que foi a junção do AQUI PARA VOCÊS que virou T'ÁQUI PR'OCÊS , representando este nome a intenção de que o bloco está aqui para vocês se divertirem. Também foram definidas as cores do bloco em preto, verde florescente e laranja.
A brincadeira deu certo e são 27 anos de muita animação nas ruas de Olinda.
Como único presidente do bloco durante esses anos, costumo dizer que na realidade , somos todos presidentes, foliões e tudo mais, pois fico extremamente feliz, de ver tanta identificação no meio de tantas gente diferente e reverencio a todos que participam, pois como diz o nosso hino, vamos à rua para cair de tanto amar, e mesmo tendo homem , mulher e menino, Tuim e Sarara , os muitos se tornam um só , num momento mágico de muita alegria.

Luiz Silva

HINO DO BLOCO
COMPOSITOR: MARCUS VINITHIUS MENDES PRATES ( MARCÃO )

HOJE EU CAIR DE TANTO AMAR
E VOU SAIR PRA DESFILAR
FANTASIADO DO QUE DEUS DARÁ
DE DIABO ENDIABRADO , DE ANJO MAL EDUCADO, OU PAXÁ DE BAGDÁ.
O NOSSO BLOCO VEM COM TUDO DE CIMA
GENTE BOA , GENTE RUIM
TEM TUIM E SARARÁ , VEM MULHER , HOMEM E MENINO,
SUBINDO E DESCENDO A LADEIRA
SÓ PARA NA BEIRA DO MAR
E CARNAVAL SÓ TEM NUM MÊS,
EU DEIXO QUE QUISER FALAR
EU BEBO UMA, BEBO DUAS , BEBO TRÊS,
T'ÁQUI PRA MIM, T'ÁQUI PRA NÓS
T'ÁQUI PR'OCÊS


O bloco desfila todos os anos nas ladeiras de Olinda no sábado anterior ao período de momo e na segunda-feira de carnaval, sempre no horário da manhã.

Um comentário:

Unknown disse...

Esperar nunca é bom, mas esperar esse Bloco todo ano é bom demais. Amigos queridos sempre se reunirem, a brincadeira é maravilhosa. Valeu demais Lulinha